Censo de Minas Gerais de 1830: use e abuse
Além dos tradicionais documentos de nascimento, matrimônio e óbito, há outro importante registro para a pesquisa genealógica: os censos da população. Neste post vou falar especificamente sobre o censo da década de 1830 em Minas Gerais. Uma fonte riquíssima para buscar os antepassados e traçar a história da família.
O melhor de tudo nesse censo é que existe uma lista nominativa de todos os indivíduos de cada localidade. Sim, é isso mesmo.
A cada fogo (basicamente núcleo familiar), saem informações do nome do chefe do fogo e das outras pessoas da família e os vínculos delas com o chefe. Além disso, são informados a idade de cada indivíduo, estado civil, raça, ocupação e condição social (livre, escravo ou forro).
Ou seja, para quem tem antepassados escravos, torna-se uma ferramenta ainda mais importante, já que é possível saber onde moravam e de quem eram escravos.
São dois períodos em que foi feito o censo de Minas Gerais. O primeiro entre 1831 e 1832 e outro entre 1838 e 1841. Em geral não se repetiam as freguesias onde eram realizados. Há exceções, claro.
<< Precisa de ajuda para buscar os antepassados? Eu posso ajudar >>
Onde pesquisar o censo de Minas Gerais?
O melhor de tudo é que esse censo está disponível online, inclusive com busca nominativa, ou seja, dá para procurar pelo nome das pessoas. Isso graças ao Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O Cedeplar reuniu todas as informações e criou um banco de dados que é acessível em um site. Anote o endereço: http://poplin.cedeplar.ufmg.br/
Ao acessar o site é preciso fazer o login. Mas não se preocupe, eles mesmo liberam um usuário genérico. Pode anotar:
Usuário: visitante
Senha: visitante
Depois de entrar no sistema há duas opções: ver a lista inteira por freguesia (Consulta as listas nominativas originais) ou buscar por nome ou outros campos (Consulta antroponomica e/ou a casos).
Vale lembrar que nem todas as freguesias tinham os nomes de hoje. Então é preciso pesquisar um pouco para saber o nome antigo da cidade onde deseja pesquisar. Há outra forma também, que é na busca dentro do sistema. Na seleção de filtros, entre na aba Divisão Administrativa e depois marque a opção Topônimo Atual. E busque pelo nome atual da cidade.
Como ver o documento original?
Todos os papéis do Censo de Minas Gerais está em posse do Arquivo Público Mineiro (APM). E no site deles dá para ver as cópias dos originais. Isso é fantástico para quem quer guardar o registro de forma digital.
Para isso, basta acessar a seção de Mapas da População no site do APM, escolher a freguesia e navegar pelas páginas. As imagens não estão na melhor qualidade, é verdade, mas é possível ver bem os nomes e as informações.
Nanci
Tentei acessar os links, mas já não funcionam mais ….
Gustavo Ribeiro
Estão realmente fora do ar, tanto as listas nominativas como os originais no Arquivo Público Mineiro. Ambos os órgãos informaram que em breve disponibilizarão os dados novamente.
Claudiano Araujo
Em janeiro de 2019 esse site se encontra fora do ar já a semanas.
Pergunta. Vocês conheçem algum outro local onde essas listas nominativas (MG) podem ser acessadas?
Gustavo Ribeiro
O site do PopLin-Minas está fora do ar, mas fui informado que em breve deve retornar. Enquanto isso, algumas listas estão disponíveis no site do Projeto Compartilhar.
Claudiano
Olá Gustavo. O projeto Compartilhar é muito bom, mas as listas disponíveis são restritas às cidades mais ao sul de minas.
Gustavo Ribeiro
Pois é. É uma força-tarefa do Projeto Compartilhar. Enquanto o PopLin-Minas não retorno, a única saída é essa.
Solange Ayres
O site do Cedeplar ja esta ha anos fora do ar. Fiz contato, mas infelizmente nao aconteceu nada.
Rafael Ribeiro
Hoje, após receber a newsletter, consegui acessar o Cedeplar normalmente. Creio que até consegui encontrar os nomes de alguns tataravós. Mas não consigo encontrar as cópias originais no site do APM. Quando coloco o nome da freguesia que procuro, a pesquisa só retorna censo numérico, nada nominativo.
Gustavo Ribeiro
Olá Rafael, tudo bem?
Acesse o link http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/mapas_populacao/search.php e no campo Palavras-Chave faça a busca pela freguesia. Vai retornar o resultado e clique sobre ele. Na página seguinte, clique no botão Visualizar Imagens. Dessa maneira, será levado à galeria de imagens referente ao censo, onde constarão não só os dados numéricos iniciais, mas também a lista nominal das pessoas.
Qualquer dúvida, estou à disposição.
Abraço.