26Genealogia e história da família são mundos fascinantes. E acredite, muita gente nutre essa mesma paixão. E melhor ainda, várias pessoas dedicam seu tempo não só em pesquisar a própria família, mas também a de outras. E compartilham tudo isso em sites na internet.
Por isso vale a pena divulgar esses trabalhos, que são muito ricos e louváveis. E que em algum momento pode ainda ser muito útil nas suas pesquisas. Eu, por exemplo, encontrei informações muito importantes nesses sites.
Vou falar neste post de três iniciativas que têm focos principais nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Para quem pesquisa por lá, é visita obrigatória.
Eu, particularmente, sou fã do Projeto Compartilhar. Como o próprio nome diz, é um espaço de compartilhamento de pesquisas genealógicas e um banco de dados incrível.
Com coordenação de Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira, o Projeto Compartilhar apresenta genealogias de diversas famílias, outros tantos inventários, testamentos e biografias. A maioria dos registros está relacionado à Minas Gerais.
http://www.projetocompartilhar.org/
Iniciativa de Lênio Luiz Richa, o Genealogia Brasileira é semelhante ao Projeto Compartilhar. O foco principal são as genealogias de diversas famílias, feitas por pesquisadores e genealogistas.
No Genealogia Brasileira, você vai encontrar informações ricas de famílias de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
http://www.genealogiabrasileira.com/
Como o nome diz, o foco é em São Paulo. Não é propriamente um espaço de pesquisas inéditas. É um projeto que vem de 1999 que reuniu diversos pesquisadores para transcrever a obra Genealogia Paulistana de Luís Gonzaga da Silva Leme.
Essa obra, lançada em 1903, é muito rica e é considerado um dos principais estudos das famílias paulistas e também do povoamento do estado de São Paulo.