Os arquivos militares são uma ótima opção para compreender melhor a história de uma família. É muito comum, até hoje, que a carreira militar seja passada de geração em geração.
Se os registros não fornecem muitas informações de valor genealógico, podem dar indícios interessantes para entender relações e costumes familiares. E isso é muito rico.
No Brasil existem arquivos militares do Exército e da Marinha. Cada um tem um departamento específico para manter não só registros pessoais, como qualquer outro tipo de documento relacionado às Forças Armadas.
Quem cuida dos arquivos militares do Exército é o Arquivo Histórico do Exército. Lá são preservados documentos de oficiais e praças que pertenceram à Força Terrestre entre 1808 e 1960.
Para pesquisar, é importante entrar em contato com o Arquivo e verificar a existência e a possibilidade de acesso aos arquivos. Seguem os contatos abaixo:
Arquivo Histórico do Exército
Endereço: Praça Duque de Caxias, 25 – 6º andar – Rio de Janeiro-RJ
Telefone: (21) 2519-5113
E-mail: dda.pesquisa@ahex.eb.mil.br
Há registros que remontam ao século XVIII e incluem informações de oficiais e também documentos administrativos. Para pesquisar, sugiro a mesma coisa, entrar em contato com o Arquivo e ver se existem os registros que você precisa.
Arquivo da Marinha
Endereço: Praça Barão de Ladário s/n – Rio de Janeiro-RJ
Telefones: (21) 2104-6994 / 2104-6723 / 2104-5488 / 2104-5487
Email: dphdm.arquivo@marinha.mil.br
Além dos arquivos no Brasil, é interessante verificar registros militares em Portugal, principalmente os mais antigos. Vou falar melhor em outro post sobre eles, mas vale desde já a consulta ao Projecto GERMIL, que reúne vários arquivos militares portugueses. O site é: https://ahm-germil.exercito.pt/