Quais cartórios têm registros disponíveis no FamilySearch?
A principal base de dados na internet de registros civis do Brasil é o FamilySearch. Já falei deles aqui e expliquei como pesquisar por lá. É, disparado, o melhor lugar para começar e aprofundar as buscas por antepassados.
Os registros de cartórios brasileiros, que em geral passaram a existir em 1889, estão disponíveis no FamilySearch. Entretanto, nem todos os estados estão por lá. E alguns deles são fechados e só podem ser acessados nos Centros de História da Família da igreja dos mórmons.
<< Precisa de ajuda para buscar os antepassados? Saiba mais >>
Para dar uma visão geral da situação de cada estado em relação aos cartórios, montei a tabela abaixo, com o link para os registros, claro, quando disponíveis. Se houver novidades, atualizo a tabela. Fique sempre de olho.
*Uma observação importante. Há informações de cartórios de São Paulo, no período entre 1930 e 1970, que estão abertos. São talões do Arquivo Público do estado.
Tabela atualizada em 23/3/2018.
Legenda
aberto – estão disponíveis na internet sem restrições e organizados
catálogo – estão disponíveis na internet sem restrições, mas desorganizados e sem ordem
fechado – estão disponíveis na internet, mas são acessados somente nos Centros de História da Família da igreja dos mórmons
microfilme – estão microfilmados, mas ainda não digitalizados
não tem – não houve microfilmagem nem digitalização dos registros
Guilherme Souza
Os estados que possuem registros abertos no family search é por causa de alguma lei estadual? Se sim, poderia informar qual lei?
Obrigado e excelente poste.
Gustavo Ribeiro
Olá Guilherme, tudo bem?
Não é uma lei específico, e sim contratos firmados entre o FamilySearch e os sindicatos estaduais dos cartórios. Da mesma forma ocorre com dioceses e arquivos públicos, sejam do Brasil ou de fora. Vai de cada acordo o acesso livre ou restrito.
Abraço.