Como pesquisar listas de bordo e de imigrantes no porto de Santos
É muito provável que em algum momento na pesquisa dos nossos antepassados, venhamos a encontrar alguém que veio para o Brasil, especialmente da Europa. Algumas regiões do Brasil são repletas de imigrantes da Itália, Portugal e Espanha, por exemplo.
Para fazer esse pulo entre o Brasil e o país de origem do seu antepassado, nada mais importante que os registros de entrada no país, geralmente nos portos de Santos e do Rio de Janeiro.
Nesses documentos constam nome, idade, local de origem e todo o núcleo familiar que veio junto. Sem contar profissão e para onde foi após o desembarque. São informações extremamente ricas para acrescentar à árvore genealógica.
São a partir desses registros que descobrimos a cidade de origem dos antepassados, já que nos documentos posteriores no Brasil, era comum ignorar a cidade e apenas citar o país onde nasceu e, em alguns casos, a região.
Mas como ter acesso a esses documentos? É muito fácil, acredite, pelo menos no caso do porto de Santos. Isso graças ao Museu de Imigração do Estado de São Paulo, que digitalizou listas de desembarque de passageiros de vários anos entre 1888 e 1973, e registros da Hospedaria dos Imigrantes, que era uma espécie de passagem antes de seguirem para o destino final, geralmente fazendas no interior de São Paulo e Minas Gerais, pelo menos no fim do século 19 e início do século 20.
Melhor que digitalizar as listas, o acervo permite a busca pelos nomes das pessoas. Ou seja, com o mínimo de informação do seu antepassado, é só procurar pelo nome, pela origem, ano e o navio, no caso da Hospedaria. Para acessar a página de busca, clique nos links abaixo, e divirta-se.
– Registros da Hospedaria dos Imigrantes do porto de Santos
– Listas de bordo de navios desembarcados no porto de Santos
Apenas lembre que era muito comum erro de grafia. Então tente as mais variadas combinações. Se achar, é só baixar o PDF com a página exata.
Com os dados da hospedaria, você pode buscar as listas de bordo, procurando pelo nome do navio e a data. Aqui também ocorria de nomes anotados de forma diferente, no desembarque e na Hospedaria.
Tenho um exemplo desses na minha família. Minha tetravó Maria de la Concepción Gualda veio da Espanha para o Brasil com os filhos em 1890. Na lista de bordo do navio, consta o nome Concha Gualda, já que Concha é praticamente um apelido para Concepción.
Já na lista da Hospedaria dos Imigrantes, o nome dela aparece como Concetta Agualda.
Em resumo, nenhum dos nomes está completamente certo. Por isso é sempre importante pesquisar com cuidado, com calma, com variantes.
Valdir Francisco
Muito legal. Parabéns!!!
Valdir Francisco
Parabéns!!! Belo trabalho.
Susana Alves
Quem me ajuda!!!!! Nao consigo achar o meu avo que foi do Porto de Leixoes , Portugal para o Brazil !!!!! Ajuda por favor ! O see Nome
ALBINO CARNEIRO ALVES
( susanaalves054@gmail.com )
Obrigado a quem se dispor a ajudar
Gustavo Ribeiro
Olá Susana. Respondi no seu e-mail, ok? Abraço.
Cicera Balieiro
eu também procuro
Regina
Por favor preciso saber de qual cidade meu avô veio de Portugal o nome dele é Adelino Dias Sant’Ana veio para Santos
Gustavo Ribeiro
Olá Regina. VocÊ não tem mais informações sobre ele, quando chegou ao Brasil, por exemplo?
Douglas Jose Arcuri
Preciso saber de qual cidade meu avô veio de Portugal. O nome dele é Manoel de Jesus Ramos e morou em Santos SP
sandra
olá alguém me ajuda preciso saber sobre meu avó que veio de Portugal só tenho o nome dele completo
João Antonio De Oliveira Pinto filhos de Gabriela C Oliveira e Antonio Pinto Oliveira
GERALDO ARÃO
Tenho procurado pelo meu Avo Agostinho (no) Aroni (e) chegaram da Italia e foi para São Manuel com minha avo Antonia Monteferranti ,dizem que meu avo foi para guerra em 1914 ou -15 e minha avo recebeu anos depoias uma carta dizento que meu avo tinha sido alvejado e socorrido mais não suportou ,no momento a minha vô teve um infarte fuminanti ,ficando 4 órfão Auberto Aroni,Maria da Graça Aroni Miguel Aroni meu pai ,e tem outra que eu não lembro ,meus avos vieram da Italia na deca de 1890 a 95
maria regina bassotelli
PRECISO SABER QUANDO CHEGARAM E EM QUANTOS ESTAVAM , QUAL NAVIO DE MEUS ANTEPASSADOS ITALIANOS.
CHEGARAM PROVAVELMENTE ENTRE 1990 á 1903
domingos bassotelli
francisco bassotelli e outros
Tereza Carmen
Gostaria de ajuda, Meu avô paterno, nasceu em Braga Portugal no ano de 1893
nome Manuel Antonio Barbeiro.
Nome dos pais de meu avô
mãe: Candida Elisa Barbeiro
Pai: Francisco Jose Barbeiro
Luiz Rozzi
Encontrar registros de chegada e filiação de Pietro Antonio Rossi. NASC. 23091848 ESCOBRI Nº 00787460 FILME 1388564
DIGITAL 004255932
IMAGEM 02812
NÃO TENHO OUTROS DADOS.
Ana maria Ferreira camargo
Minha avó Ana Scaglione e avó Natal Mangano
Ana maria f.camargo
Vieram da Cabria
MALVINA DIAS
Boa tarde, Eu estou a procura do meu bisavô, Sei que ele era HESPANHOL, ASSIM COM ESTÁ NA CERTIDÃO DE UM TIO MEU. MAIS EU NÃO SEI SE ELE VEIO COM OS PORTUGUES PARA O BRASIL. NÃO TENHO CERTEZA ACHO QUE ERA DE OURENS NA ÉPOCA ELES ESCREVIAM MEIO COMPLICADO .
O NOME DELE ERA, JOSE FLORENCIO DE OLIVEIRA. CASOU COM MARIA ANTONIA DA CONCEIÇÃO , AQUI NO BRASIL . =/- ANO DE 1884/1884 POIS ELA SE CASOU EM MIRACEMA EM 1904 , COM 19 ANOS E LÁ DIZ QUE ELA ERA NATURAL DE BANANAL SÃO PAULO . O NOME DELA SEBASTIANA FLORENCIA DE OLIVEIRA , SEU IRMÃO BENEDICTO FLORENCIO DE OLIVEIRA =/- 1890/1891. CREIO QUE SEJA DO MUNICÍPIO DE BANANAL. SE PUDEREM ME AJUADR LHES SEREI ETERNAMENTE
GRATA>
MALVINA DIAS
Lucinea dos Santos Huerta
Preciso saber a entrada da minha avó no Brasil, tinha 2 anos em 1902, veio da Ilha da Madeira, Portugal. Meus bisavós: Theodolino Virginio de Albuquerque e Ana Apolinária de Jesus. TATARAVÓS Paterno: Francisco Evaristo de Albuquerque e Maria Antonia de Jesus; Maternos: Joaquim Mariano Machado e Generosa Rosa de Jesus. Obrigada!
Rogerio Souza Lobo
Bom dia, ou Boa tarde, estou a procura do Avô da minha esposa que veio de Portugal chegando no dia10/05/1919 de navio vindo a desembarcar no posto de Santos, porém não estamos conseguindo localizar os seus dados aqui no Brasil, só tenho seu nome – Joaquim Hipólito Moreira Campos, nascido em 30/01/1904 . Seu navio Partiu de Bordeaux, tendo ele embarcado em Leixões. Se puder me ajudar agradeceria muito.
Gustavo Ribeiro
Olá Rogerio, tudo bem?
Pelos dados do navio, ele veio da região do Porto. Mas você precisa saber os passos dele aqui no Brasil? Sabe para onde ele foi depois de desembarcar?
Abraço.
emerson spinelli
BOA NOITE
estou a procura da certidao e desembarque dos meus bisavos italianos ela de napoli ,ele da calabria reggio
desmbarcou em recife em 1888 entre junho a dezembro veio pra bahia em 29 de marco de 1889 no vapor pernanbuco vindo de recife tem como ajudar?
tenho os obitos e dados
Sebastiao Antonio Setin
Teria o prazer de receber informações sobre a vinda de meus ancestrais da Itália para o Brasil através do Porto de Santos no período entre l879