Como descobrir o contato de paróquias italianas?
Os registros civis na Itália começaram a ser feitos em 1806 e em alguns casos somente em 1815. Antes disso, para quem deseja pesquisar os antepassados italianos vai precisar pesquisar nas paróquias, ou seja, documentos da Igreja Católica.
Buscar nas paróquias, entretanto, é um caminho um pouco mais difícil que no registro civil. Além de haver pouca coisa disponível na internet (algumas poucas regiões têm registros no FamilySearch e com acesso restrito), a comunicação com as paróquias italianas pode ser um pouco complicada.
<< Como pedir documentos às comunes italianas? >>
Sem querer desanimar, não são todas as paróquias que respondem e-mails ou correspondências. É quase um tiro no escuro, mas mesmo assim vale a tentativa.
Como entrar em contato com as paróquias italianas?
Nem sempre sabemos exatamente qual paróquia estamos buscando. Em geral, temos a comune (cidade). Por isso, primeiro é preciso descobrir a paróquia.
Eu uso o site da Igreja Católica da Itália. Lá existe uma página de busca pelas comunes. É só digitar o nome e o site vai retornar com as paróquias existentes. Só que o resultado deste site só mostra o nome da paróquia e o endereço. Nada de e-mail, por exemplo.
Agora, o caminho é verificar a qual diocese a paróquia pertence. Na próxima busca aparece. Por exemplo, eu pesquiso em Melissa, na região da Calábria. Ao buscar, o resultado é o seguinte:
Aí eu clico no nome da diocese, acima da paróquia. Vai abrir uma nova página. No lado direito, terá um link (Sitio web Diocesi) para o site da diocese, nesse caso, a de Crotone – Santa Severina. É só clicar e será direcionado para a página específica.
Cada diocese tem um site, mas basicamente é buscar por Parrocchie e ir até a paróquia que viu no site da Igreja Católica. Lá constarão os contatos, inclusive, o nome do padre responsável. Assim você pode direcionar a mensagem diretamente para ele.