A Dinamarca não é um país que normalmente nos deparamos durante as pesquisas genealógicas aqui no Brasil. Não são muitos os dinamarqueses que aportaram por aqui nos últimos séculos, é fato.
Mas muitas vezes durante a construção da árvore genealógica da família é para lá que acabamos indo, mesmo sem querer. Isso porque em algumas ocasiões os sobrenomes dinamarqueses se confundem com os alemães. Assim, tem muita gente que acha que tem ascendência na Alemanha, mas na verdade é na Dinamarca.
<< Saiba como pesquisar antepassados em Luxemburgo >>
Vou dar alguns exemplos. Recentemente durante a pesquisa para dois clientes, me deparei com dois sobrenomes: Seidel e Stahlschmidt. Oras, olhando assim, de cara imaginamos que seria da Alemanha, até porque as próprias famílias achavam isso. Mas aprofundando um pouco as pesquisas, foi possível deixar as coisas mais claras.
É evidente que a proximidade da Dinamarca com a Alemanha faça isso. Era comum esse vai e vem entre os países, especialmente antes da dissolução da Prússia em 1919.
Mas chega de papo e vamos ao que interessa: como pesquisar na Dinamarca?
O ponto de partida é o Danish Family Search. É um site gratuito mantido por um casal dinamarquês que recebeu autorização do Arquivo Nacional da Dinamarca para disponibilizar imagens de documentos e sistemas de busca.
No site há uma boa variedade de documentos. Os principais, claro, são os registros das igrejas, especialmente as luteranas. Dependendo do lugar é possível avançar até o século 17, com livros de batismo, confirmação, matrimônio e óbito.
Além desses registros, há os censos, arquivos escolares e militares. Há também uma ferramenta bem interessante de localização de endereços, que vai mostrar qual a paróquia daquela região. E, claro, é possível fazer a busca por nomes. Nem tudo está indexado, mas há muita coisa já pronta.
Não é o só o Danish Family Search que existe para pesquisa genealógica na Dinamarca. O Ancestry também tem muitos registros, entretanto ele é pago e apresenta diversas restrições.