Já escrevi aqui algumas vezes que o FamilySearch é principal base de dados para quem pesquisa a história da família. É lá onde há uma infinidade de documentos, sejam civis ou religiosos, dos diversos cantos do Brasil e do mundo. E a cada dia que passa mais arquivos são disponibilizados, sejam imagens ou dados nominais para busca.
O problema é que muitas vezes não sabemos o que foi atualizado ou o que é novo no FamilySearch.
Em relação aos registros indexados, que são aqueles em que é possível buscar algum antepassado diretamente pelo nome, não é difícil ficar atento às atualizações. Basta ir à página de registros do FamilySearch e clicar duas vezes no item “Última Atualização”, acima da listagem na direita, como mostra a imagem abaixo. Assim aparecerão os itens mais recentes.
Nesse caso vão aparecer as atualizações gerais, de todos os registros. Se você quiser saber do que é novidade no Brasil, por exemplo, é preciso selecionar nos filtros à esquerda o local. Então América do Sul e depois Brasil, e então clicar em Última Atualização para ordenar pelos mais recentes.
Também é possível prever, de certa forma, quais serão os próximos registros a serem atualizados. Já expliquei em outro post sobre o que é a indexação (leia aqui). São vários projetos de indexação ocorrendo ao mesmo tempo e o FamilySearch disponibiliza o andamento do processo.
Na página de indexação, é possível escolher os projetos atuais, separando por país, clicando no mapa. Por exemplo, no Brasil, quando escrevi este post, havia apenas um projeto em andamento, que era “Brasil, São Paulo – Registro Civil, 1907-1995 [Parte AJ]”. Até o momento estão 88% dos documentos indexados e 4% revisados.
Somente após a total indexação e a revisão que estarão na listagem de registros. Não há, porém, um tempo preciso para isso, pois depende dos voluntários indexadores e do próprio FamilySearch para liberar na base de dados para busca.
Não há um sistema como o da indexação para saber quais imagens novas estão no banco de dados. Entretanto o próprio FamilySearch divulga periodicamente as atualizações, sejam das indexações como de registros digitalizados.
A melhor forma é acompanhar a área de notícias do FamilySearch. Lá, na página em inglês, eles anunciam semanalmente as novidades nos registros. Nas notícias aparecem as informações sobre de onde são os registros, o número de indexações e também se há novas imagens. Os títulos das notícias sempre aparecerão com a seguinte estrutura: “New Historical Records on FamilySearch: Week of January 7, 2019”.