Portugal é um dos melhores países para pesquisar os antepassados. Isso porque grande parte dos registros está disponível para visualização online e gratuita, seja de livros paroquiais, processos de habilitação matrimonial e do Tribunal do Santo Ofício, e outros tantos tipos de documentos. E a maioria deles está concentrada nos arquivos distritais e na Torre do Tombo, com a possibilidade de fazer buscas dos documentos para facilitar o acesso.
Todos os sites dos arquivos distritais possuem essa possibilidade de pesquisa. Entretanto, quando não se sabe em qual arquivo se encontra determinado documento, seria muito cansativo procurar um a um dentro das dezenas de sites por aí. Por isso, uma boa dica é o InfoGestNet, ou Portal Internacional de Informação e Pesquisa Interarquivos, que faz a busca em todos os arquivos de uma só vez, inclusive órgãos públicos e universidades.
<< Concelhos, distritos, freguesias: como é divisão administrativa de Portugal? >>
Para contextualizar, o InfoGestNet pertence a uma empresa portuguesa de consultoria de informática (SHP), que lida, entre outras coisas, com sistemas de arquivamento de documentos. Segundo o site, o objetivo é “aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão dos resultados da atividade história, acadêmica e de investigação científica nacional e internacional”.
A pesquisa no site é bastante simples. Basta acessar o link de pesquisa e digitar no campo o que pretende buscar, seja um nome, uma cidade, uma paróquia, o que for. Um passo importante é marcar quais arquivos deseja fazer a busca, se em alguns especificamente, ou em todos.
Caso queira pesquisar em todos, basta marcar o item “Arquivos”, que está em amarelo. Quanto mais arquivos selecionados, mais resultados e, portanto, mais resultados que se afastam do que procura. Por isso, tente restringir ao máximo a pesquisa, seja nos arquivos ou no próprio termo informado.
<< Tombo.pt: ponto de partida para pesquisa de antepassados em Portugal >>
Caso algum arquivo contenha algo que corresponda à pesquisa, os resultados aparecerão na tela seguinte, separados por arquivo. Basta clicar no arquivo em questão e aparecerá uma listagem de cada documento ou fundo. Clique novamente neles e será levado ao site do arquivo, onde, por sorte, pode constar uma versão digitalizada. Caso não tenha, será necessário entrar em contato com a instituição que tem a posse.
O InfoGestNet é, no fim, bastante simples e útil para pesquisas em Portugal, especialmente em arquivos que já estão mais adiantados em processos de indexação, ou seja, que olham documento a documentos e os separam com as informações mais relevantes e fáceis para pesquisa.