Muitos dos imigrantes portugueses que vieram para o Brasil a partir da segunda metade do século XIX partiram do distrito de Braga, na região do Minho, no norte de Portugal. Meu trisavô paterno fez exatamente esse caminho.
Além das listas de bordo de navios que chegaram a Santos e das pessoas que passaram pela Hospedaria dos Imigrantes em São Paulo, um bom caminho para pesquisar a vinda dos antepassados de Portugal é por meio dos passaportes.
Cada distrito português lançava seus próprios passaportes. Na verdade não eram passaportes como os de hoje, mas como uma permissão para viajar. E essas listas contêm informações interessantes, como a freguesia de origem, nome dos pais, traços físicos.
<< Precisa de ajuda para buscar os antepassados? Saiba mais >>
No caso do distrito de Braga, os passaportes estão disponíveis a partir de 1868 e se estendem a 1966. Os registos mais antigos só apresentam informações em texto. Já os mais recentes, a partir de 1930, vêm com fotos.
Tudo está digitalizado e com acesso fácil e grátis pela internet, diretamente no site do Arquivo Distrital de Braga (ADB). O melhor de tudo é que é possível pesquisar pelo nome da pessoa, sem precisar olhar página por página.
Para chegar à essa listagem, faça uma busca no site do ADB. Este link vai diretamente para a pesquisa avançada. No campo Código de Referência cole este código: PT/UM-ADB/AC/GCBRG/H-D/026. E no campo Título coloque o nome do seu antepassado. Clique em Pesquisa e aguarde os resultados.
Lembre-se sempre de usar variações de nome para chegar o mais próximo possível. Por exemplo, o sobrenome Souza busque também por Sousa.
Na página de resultado, basta clicar no título e você será levado ao registro e também à cópia digital do registro. Legal, não?
Se tiver curiosidade ou buscando outras informações, é possível ver os livros página a página. Acesse este link e aparecerá uma listagem à esquerda com os períodos dos passaportes. Basta escolher um deles e clicar em Visualizar. Assim, você poderá passar página a página em busca do antepassado.