Para quem busca os antepassados na Itália, vou dar duas dicas para pesquisar sobrenomes por lá. São dois sites especializados nisso e que são extremamente úteis durante as pesquisas para avançar na árvore genealógica e conhecer melhor a história da família.
O primeiro é o Tutti i Cognomi, que lista milhares de sobrenomes italianos. O site é meio antiquado, mas é muito bom, garanto. O interessante é que ele traz variações, o que é bastante útil, principalmente porque acabamos encontrando no caminho o mesmo sobrenome escrito de formas diferentes.
Outra coisa bacana do Tutti i Cognomi é que a lista é em ordem alfabética, então várias vezes nos deparamos com sobrenomes novos, que não tínhamos visto antes, mas que não conseguimos decifrar totalmente. Como a lista é em ordem alfabética, é só ir aproximando as letras que logo vai encontrar o que preciso. Como bônus, os sobrenomes no site ainda vêm com algumas informações sobre a origem e as regiões com presença mais comum.
O outro site é o Cognomix. Além de procurar pelo sobrenome e saber a origem, o diferencial é que ele coloca no mapa os locais onde são mais comuns. Os dados são recentes e podem não refletir a realidade no século 19, por exemplo. Mas é um ótimo ponto de partida.
Por exemplo, tenho uma tetravó chamada Elizabetta Saorin. Sei que ela teve filhos em San Bonifacio, na província de Verona, no Veneto. E pesquisando no Cognomix, fica claro que o sobrenome Saorin é tipicamente dessa região, com uma presença forte na cidade de Monteforte d’Alpone. É lá, justamente, onde estou procurando mais informações sobre ela.
Quem não sabe por onde começar a pesquisar na Itália, e tendo o sobrenome, o Cognomix é um bom caminho. Delimitando determinada região, as buscas ficam mais diretas e com menos chances de erro.